Quem passou pelo calçadão de Santa Maria, por volta das 9h da manhã desta terça-feira, pode ter se assustado com a movimentação de ambulâncias, sirenes e fluxo de pessoas em frente às Lojas Renner. Mas, felizmente, nenhum problema aconteceu por lá. A loja estava realizando um exercício de evacuação em caso de incêndio.
A simulação que contou com cerca de 100 funcionários e clientes que estavam no local, avaliou as condições de equipamentos e os procedimentos tomados pela loja desde o momento em que o fogo é detectado até o acionamento do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar (BM) e Serviço Móvel de atendimento de Urgência (Samu).
Segundo o coordenador da Eco Adventure Cursos de Treinamento, Luciano Real de Oliveira, a necessidade do curso foi constatada e aprovada:
_ Foram cinco turmas que fizeram o curso e a simulação. Deu tudo certo. Hidrantes, alarmes, iluminação e todo sistema da loja funcionou. Simulamos fumaça com gelo seco e os elevadores pararam de funcionar, mas os funcionários fizeram tudo direitinho e orientaram os clientes que só ficaram sabendo na hora. O treinamento durou cerca de três minutos no total. Em 1,5 minuto a loja já tinha sido evacuada, mas uns voltaram para simular o resgate de duas vítimas_ explica Oliveira.
O exercício segue uma norma do Ministério do Trabalho, que determina a simulação pelo menos uma vez ao ano em estabelecimentos comerciais. Já no caso de escolas e unidades educacionais, a simulação deve ser feita a cada seis meses.